Results for 'Intervencionista Militar Na Crise Do Império'

962 found
Order:
  1. A política na caserna: A formação de Uma ideologia.Intervencionista Militar Na Crise Do Império - 1990 - História 9:95-106.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    (1 other version)Os cemitérios públicos como alvo das disputas entre Igreja e Estado na crise do Império.Cláudia Rodrigues - 2009 - Diálogos (Maringa) 13 (1).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    A organização militar (stratiotiké sýntaxis) e a estrutura econômica e política do império Persa na Ciropédia de Xenofonte.Vitor de Simoni Milione - 2024 - Araucaria 26 (56).
    Este artigo tem como objetivo analisar um aspecto da filosofia política de Xenofonte comumente negligenciado pelos interprétes: a organização militar, isto é, a hierarquia e a cadeia de comando, como o elemento que oferece a estrutura econômica e política do império Persa descrito na _Ciropédia_. A transposição desse modelo militar hierárquico confere à estrutura do Estado persa um caráter racional que visa, do ponto de vista econômico, a eficiência na produção de recursos e o equilíbrio fiscal; e, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  30
    A crise do último império: a Guerra Fria e as décadas finais do colonialismo português.Adriano De Freixo - 2018 - Dialogos 22 (1):126.
    A partir dos anos 1950, no auge do processo de descolonização afro-asiática, Portugal sofreu diversas pressões internacionais devido à sua política colonial. Marcado historicamente por sua debilidade econômica, o país havia implementado um modelo colonialista baseado na abertura de seus domínios ultramarinos à atuação do capital internacional, em um modelo de colonialismo dependente. Este fato, aliado aos interesses estratégicos dos EUA e da OTAN, no contexto da Guerra Fria, fez com que as grandes potências acabassem esvaziando as pressões contrárias ao (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O crepúsculo dos héllenes: Um conceito em crise na alexandria do tardo império Romano.Fernanda Lemos de Lima - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):85-92.
    O conceito de helenismo, no contexto romano, já foi sinônimo de elevação intelectual, como se pode verificar, por exemplo, em escritos de Cícero. Entretanto, ao voltar-se o foco de percepção do termo que marca a identidade grega na fase tardia do período Clássico, percebe-se como tal conceito sofre uma transformação no seu significado e, por conseguinte, em seu valor positivo. Essa transformação traduz não apenas a revalorização do conceito de héllenes ándres, mas, sobretudo, denuncia uma ligação entre o conceito em (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    A construção de uma crise: usos da história por intelectuais argentinos na contestação aos tratados com o Chile nas décadas de 1960 e 1970.Gabriel Passetti - 2018 - Dialogos 22 (1):139.
    Em 1978, os governos militares ditatoriais da Argentina e do Chile estavam à beira da guerra por conta do controle sobre três ilhas a leste do canal Beagle. As insatisfações e controvérsias, de ambos os lados, remontavam a tratados quase centenários. O artigo analisa a produção intelectual e os usos da história nas duas décadas antecedentes à “Crise do Beagle”, demonstrando a construção dos pontos de discórdia: o “expansionismo chileno” e a arbitragem internacional e de que forma estes foram (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Saúde pública na capital do império do Brasil: escravidão, epidemias, assistência.Tânia Salgado Pimenta - 2022 - Araucaria 24 (51).
    Neste artigo pretendemos analisar a organização da regulamentação e fiscalização de atividades relacionadas à saúde pública, atentando para as mudanças no contexto histórico. Em nossa investigação, apontamos a importância das primeiras grandes epidemias de febre amarela e de cólera no Brasil em meados do século XIX que contribuíram para a centralização das ações do governo imperial. Também consideramos as mudanças na oferta de assistência à saúde, identificando os grupos sociais mais vulneráveis na sociedade escravista. Documentos governamentais, legislação e escritos médicos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    “Racismo virulento” na capital do Império | “Virulent racism” in the Empire’s capital.Felipe Rodrigues Alfonso - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):344-353.
    Trata-se de uma resenha do livro História e descrição da febre amarela epidêmica que grassou no Rio de Janeiro em 1850, de José Pereira Rego, publicado pela Chão Editora (SP) em 2020. ISBN: 978-65-990122-4-2.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Convergencia e Cisao na Génese do Império Romano.José D'Encarnaçao - 2002 - Humanitas 54:231-244.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  25
    A ditadura militar na Argentina: do esquecimento à memória total.Maria Elena Walsh & León Gieco - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland, Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Redes de poder e conhecimento na governação do Império Português.Maria de Fátima Silva Gouvêa, Gabriel Almeida Frazão & Marília Nogueira dos Santos - 2004 - Topoi 5 (8):96-137.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Redes de poder e conhecimento na governação do império português, séculos XVI e XVII.Maria de Fátima Silva Gouvêa, Gabriel A. Frazão & Marília N. Nogueira - 2004 - Topoi 5 (8).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  30
    (1 other version)O “republicanismo social” no Brasil na passagem do Império à República.Adalmir Leonídio - 2007 - Diálogos (Maringa) 11 (1-2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A função do Poder Militar na vida política segundo Maquiavel.José Luiz Ames - 2005 - Etica E Politica 8 (1):0-0.
  15.  17
    Implicações Das Crises Do Capital Nas Reformas Educacionais.Francisco Joatan Freitas Santos Junior & Ricardo George de Araújo Silva - 2022 - Revista Dialectus 25 (25):267-295.
    O artigo trata das reformas educacionais apresentadas pelos organismos internacionais às nações periféricas, na perspectiva de um diálogo histórico-filosófico sobre as crises da educação nesse período de globalização. Privilegia o estudo teórico-bibliográfico de caráter analítico-exploratório, orientando-se pelo horizonte metodológico do materialismo histórico-dialético. Tem por objetivo compreender as implicações das crises do capital nas reformas educacionais dos países periféricos. No campo da educação, conclui-se que essas reformas estão em sintonia com as medidas neoliberais que visam fomentar uma mão-de-obra flexível e precarizada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  31
    “Retornados ou os restos do Império”: um documentário para preservar a memória de Angola.Marilda Monteiro Flores - 2016 - Odeere 1 (1).
    A análise de depoimentos apresentados no documentário “Retornados ou os Restos do Império” permitirá observar as imagens que representam a África presentes na memória daqueles que saíram de Angola após o fim da guerra colonial e posterior independência. O exame de trechos do documentário permitirá refletir sobre as inúmeras possibilidades de análise no trabalho com uma obra fílmica, destacando a relação existente entre a película e o contexto em que foi produzida para a rememoração do evento que trouxe para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  26
    Perspectiva Do Participante, Conceito Interpretativo e Dimensões da Interpretação: Três Elementos Para a Compreensão da Integridade Na Obra o Império Do Direito.Francisco Tarcisio Rocha Gomes Junior - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
    A obra de Ronald Dworkin é extensa e passou por quase 50 anos. Dessa forma, para entender seu significado e sua relevância é necessário debater de forma responsável seus principais conceitos para que enganos de interpretação sejam evitados. Nesse contexto, o objetivo principal deste artigo é explicar claramente os conceitos de perspectiva do participante, conceito interpretativo e dimensões da interpretação. Por meio de pesquisa bibliográfica, a conclusão é que propor uma teoria da perspectiva do participante é uma ideia de Herbert (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    O caráter dos soldados: estudo dos valores coletivos que configuram a base do caráter profissional de militares nas forças de combate.João Manoel Simch Brochado - 2001 - Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora.
    O autor incursiona no campo da sociologia militar, com um texto contendo exemplificações e citações de episódios históricos relevantes aos transes vividos nos dias de hoje. É de interesse para militares, civis e pesquisadores especialmente àqueles que desejam compreender 'a mentalidade' militar.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  31
    Cristianismo e modernidade: a crise do cristianismo pré-moderno e as pistas para sua configuração atual na obra de Torres Queiruga.Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães - 2006 - Horizonte 5 (9):140-142.
  20.  37
    (1 other version)O cinema em busca da inspiração revolucionária: uma análise de Sandino , de Miguel Littín.Alexsandro De Sousa E. Silva - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):116.
    O artigo analisa o filme Sandino, o último dirigido pelo chileno Miguel Littín no exílio. A narrativa fílmica tenta fazer uma monumentalização do líder revolucionário Augusto César Sandino. No enredo, o protagonista organiza a resistência armada contra os militares norte-americanos em território nicaraguense; porém, com a saída das tropas estrangeiras, o líder foi assassinado a mando de Anastasio Somoza García. Pretendemos analisar o filme de Miguel Littín e verificar de que maneira o enredo está dialogando com um duplo contexto: a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    A crise dos fundamentos das ciências modernas: Uma leitura a partir de Edmund Husserl.Rogério Miranda de Almeida & Irineu Letenski - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):27.
    Estas reflexões têm como objetivo principal analisar a crise dos fundamentos das ciências modernas na perspectiva de Edmund Husserl. Com efeito, na primeira metade do século XX, o autor das Investigações lógicas levanta o brado em torno da existência de uma crise científica e, ao mesmo tempo, procura diagnosticar as causas e remediar os males que acarretaram tal crise. Mais precisamente, o pensamento husserliano tem como ponto de partida a crítica aos limites e à possibilidade do conhecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  27
    Estudo comparativo técnico-militar dos exércitos da Batalha de Hastings de 1066 nas fontes anglo-normandas do século XI.Jaime Estevão Dos Reis & Lucio Carlos Ferrarese - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):42.
    Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as diferenças técnicas e militares entre o exército normando de Guilherme da Normandia e o exército anglo-saxão de Haroldo Godwinson que se confrontaram na Batalha de Hastings de 1066. Para isso, utilizamos como fontes a Tapeçaria de Bayeux e a Crônica de Guilherme de Poitiers, bem como dialogamos com a historiografia da história militar inglesa. Dessa forma, observamos que as diferenças de armas e estratégias existentes entre os exércitos anglo-saxões e normandos, influenciadas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  79
    A crise do drama em Eles não usam Black Tie: uma questão de classe.Iná Camargo Costa - 1993 - Discurso 20:147-156.
    Gianfrancesco Guarnieri estreou no teatro brasileiro em 1958 com a peça Eles não usem black-tie. Assim como já ocorrera com a obra de dramaturgos europeus mais de meio século antes, nesta peça mais uma vez encena-se a crise formal do drama, na medida em que a forma se desencontra do conteúdo. Não sendo indiferentes estes pontos de vista, observam-se no próprio texto os embates entre forma dramática e conteúdo épico, ora prevalecendo uma, ora outra.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Covid-19 e Meio Ambiente: Uma Abordagem Crítica Sobre o Papel da Razão Instrumental Na Crise Sanitária Enquanto Uma Diretriz de Reflexão Para o Debate Ambiental Contempor'neo.Arthur José Vieira Gomes Sales & Émilien Vilas Boas Reis - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):110-129.
    Adotando como referencial teórico a obra de Jürgen Habermas, bem como as bases para o seu pensamento na Escola de Frankfurt, o presente artigo busca analisar em que medida o horizonte que se vislumbra diante da crise sanitária pode ser tomado em perspectiva para se pensar a questão do direito ao meio ambiente sustentável. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, sob o método hipotético-dedutivo, em uma abordagem exploratória e adotando a técnica de pesquisa bibliográfica. Ao final, conclui-se que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    Husserl e o reflexo da crise da Filosofia na crise da humanidade.Vanessa Furtado Fontana - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:75-85.
    O presente artigo trata do problema da crise diagnosticado por Husserl como uma crise existencial do sentido da Filosofia e de sua tarefa perante as ciências em geral. A crise das ciências é resultado de uma crise mais profunda e existencial, a crise da Filosofia, que ao perder seu caráter universal e condutor, ao duvidar do seu poder reflexivo, questionador e racional (não pensado como na modernidade), tem por resultado ser deixada de lado. As ciências (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Frankenstein e a vanguarda moral. Do império do direito ao domínio do judiciário.Alessandro Pinzani - 2020 - Doispontos 17 (2).
    O artigo tece algumas considerações sobre o chamado constitucionalismo da efetividade ou neoconstitucionalismo, limitando-se, contudo a discutir seus aspetos teóricos, sem analisar casos concretos. Primeiramente são apresentados de forma sucinta os princípios centrais do neoconstitucionalismo, em particular na formulação de Luis Prieto Sanchís; em seguida, são avançadas algumas considerações a partir das observações de alguns dos seus críticos, em particular Juan García Amado. As teses destes dois autores são complementadas com algumas observações do autor e de outros autores, que insistem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  26
    “Os Colunas do Maranhão”: teias de intrigas em uma “remota província” do Brasil Império.Raissa Gabrielle Vieira Cirino - 2018 - Dialogos 22 (2):76.
    Inseridos em um quadro de instabilidades latentes marcado pela oposição entre “portugueses” e “brasileiros”, os sujeitos políticos do Maranhão se organizaram por diferentes vias para legitimar suas reivindicações por acesso aos empregos da administração imperial e ao erário provincial. Além das discussões em botequins, nas praças e instituições criadas após o processo de Independência no Maranhão, a suposta atuação da sociedade secreta Colunas do Trono e do Altar chamou a atenção. Através de uma interessante denúncia, averiguaremos a atuação de vários (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. O Império do Direito: teoria política e sistema jurídico na sociedade moderna, de Franz Neumann.Flávio Marques Prol - 2013 - Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade 1 (21).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  97
    As celebrações nas igrejas da ordem terceira de São Francisco: festas e cultura entre os seculares franciscanos no Império português, século XVIII (The celebrations in the churches of the Third Ord. of St. Francis) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p306. [REVIEW]Juliana de Mello Moraes - 2011 - Horizonte 9 (21):306-320.
    Resumo As festas, durante o século XVIII, desempenhavam um importante papel no cotidiano das associações de leigos e religiosas. As ordens terceiras franciscanas organizavam distintas celebrações no intuito de promover a instituição no campo religioso local, difundir suas devoções e, ao mesmo tempo, ampliar o seu recrutamento. Este artigo analisa alguns elementos constituintes das celebrações realizadas pelas ordens terceiras de São Francisco em diferentes cidades do império português (Braga e São Paulo), visando compreender o significado e a valorização atribuídos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    Norberto Bobbio: O Existencialismo Na Perspectiva Do Decadentismo Sartriano.Tiago Soares dos Santos & Reginaldo Cesar Pinheiro - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):75-89.
    Este trabalho analisa e o decadentismo bobbiano dialogando-o com existencialismo sartriano. As duas grandes guerras mundiais ocorridas na Europa impactaram significativamente os campos da política, da economia e da cultura europeia. A crise foi vivida pela elite como uma decadência. A crise da filosofia ou filosofia da crise resultou no surgimento do decadentismo, que se constitui em um movimento existencialista que propôs a reflexão sobre a experiência humana no mundo. Amparado no existencialismo proposto por Kierkegaard, Heidegger e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  35
    Proteção de civis na operação de paz da ONU no Sudão do Sul: o emprego conjunto de militares e policiais.Sergio Luiz Cruz Aguilar & Joel Henrique Fonseca De Ávila - 2020 - Dialogos 24 (2):397-416.
    A guerra civil iniciada no final de 2013 no Sudão do Sul causou, pela primeira vez na história das Nações Unidas, um afluxo gigantesco de deslocados internos para o interior de bases da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, em busca de proteção. Assim, foram criados os Protection of Civilian Sites. Com a chegada de dezenas de milhares de pessoas em poucas semanas, houve um enorme crescimento nas demandas humanitárias e de segurança. Para prover a necessária proteção, foi (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  22
    Quando o Brasil era moderno: o Estado antes da crise do Estado.Adriano Codato - 2008 - Dois Pontos 5 (2).
    O artigo propõe e desenvolve um esquema analítico baseado no neo-institucionalismohistórico para compreender e explicar a gênese da capacidade estatal a partir devariáveis exclusivamente políticas. Tomando como problema o caso do aumento exponencialdo poder estatal durante o regime do Estado Novo no Brasil (1937-1945), procura-serefletir sobre os determinantes empíricos e, derivados deles, os critérios teóricos responsáveispor dar conta de três acontecimentos simultâneos: a centralização decisória no topodo executivo federal; a influência das instituições formais de governo sobre o processo deseleção e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Mal-estar no parque humano: da crise do humanismo à biotecnologia.Rafael Nogueira Furtado - 2019 - Natureza Humana 21 (1).
    o artigo discute criticamente a tese de Peter Sloterdijk, segundo a qual a crise contemporânea do humanismo contribuiria para a emergência da biotecnologia como instrumento de formação humana. Este trabalho compreende duas etapas. Primeiramente, busca-se elucidar o papel do humanismo no processo civilizatório ocidental e os fatores envolvidos na crise identificada pelo autor. Trata-se de articular o pensamento de Sloterdijk aos escritos de Heidegger e Nietzsche, refletindo-se sobre a superação do humanismo, tal como abordada por estes filósofos. Por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    A Crise Na Educação de Hannah Arendt e a Crítica Às Concepções Educacionais Do Pragmatismo.Flávio Rovani de Andrade - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 10:32-45.
    Este artigo procura expor a crítica da filósofa Hannah Arendt (1906-1975) às concepções educacionais do Pragmatismo, em especial ao pragmatismo de John Dewey (1859-1952). Primeiramente, é exposta brevemente a teoria educacional de Hannah Arendt com base no texto A crise na educação, seu único texto eminentemente educacional. Por se articular com o todo de sua obra, faz-se também incursões na vasta obra da autora, a fim de ampliar a compreensão do sentido da educação no conjunto da filosofia e da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    Maquiavel e a função dos tumultos para a potência militar romana.Douglas Antônio Fedel Zorzo - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):284-299.
    O artigo apresenta uma investigação, no âmago do pensamento de Nicolau Maquiavel, sobre o papel que os conflitos romanos ocorridos entre nobres e plebe tiveram para que a República de Roma se tornasse uma potência militar. O entrechoque de desejos de grandes e povo foi responsável por promover naquela cidade um autêntico vivere civile e libero, mas também foi a principal causa de sua expansão político-militar. Aqui, buscaremos elucidar os motivos que alçaram Roma àquela grandeza. Em um primeiro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  19
    Fios de memória na teia do esquecimento.Antonio Edmilson Paschoal - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (1).
    Este artigo toma como ponto de partida os significados conferidos por Friedrich Nietzsche aos conceitos de memória e de esquecimento, em associação com as ideias de perdão e de graça, com o objetivo de ampliar o horizonte interpretativo sobre o papel exercido por tais conceitos em alguns jogos políticos, como se verifica, por exemplo, na superação da Apartheid na África do Sul, por um lado, e do Regime Militar instalado no Brasil em 1964, por outro. A hipótese de trabalho (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Linguagem e temporalidade na estruturação do Lebenswelt: uma proposta de investigação.Hélio Salles Gentil - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    O trabalho apresenta uma perspectiva de investigação das estruturas do Lebenswelt, emparticular de suas dimensões temporal e linguística. Faz isto a partir das características dessemundo destacadas por E. Husserl em sua obra A crise das ciências europeias e a fenomenologiatranscendental e das relações essenciais estabelecidas por Paul Ricoeur entre a experiênciahumana do tempo e as narrativas em sua obra Temps et Récit. Enfatiza-se a interpretação dasnarrativas de ficção como via de acesso privilegiada à compreensão dessas relações e de seusmodos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    A crise na educação moderna segundo Hannah Arendt.João Loyola de Freitas - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):1-14.
    Na atualidade e em grau relevante, sobre o mais instruído ao mais desinformado habitante do mundo ocidental, paira uma idéia, um conceito de educação. A educação, por estar essencialmente ligada às crianças ou a idéia de novo, sugere, em nossa imaginação, um caráter de renovação, de transformação das realidades sociais e políticas. Porém, depois de algumas décadas da presença do sistema moderno educacional, em nossa sociedade, não se vê tanta transformação, quanto se esperava. Uma mente reflexiva que se arriscou a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  28
    Ditadura militar e o genocídio indígena: caso do Povo Waimiri Atroari e a construção da estrada BR 174.Nathanael Pereira - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (8):e230115.
    O genocídio indígena esteve presente na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), assim como em todos os períodos após as invasões portuguesas de 1500. A partir do uso dos ideais coloniais e da estrutura capitalista, as políticas de desenvolvimentismo com as invasões às terras indígenas culminaram no genocídio que foi protagonizado pelo Exército Brasileiro. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, mais de 8.350 indígenas foram mortos durante o período de 1946 a 1988, número este que pode ser bem maior, dado que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Foucault do suplício à ditadura militar: Memórias de Uma história política.Mária Tânia Rodrigues - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):24-30.
    O presente trabalho tenta resgatar a memória do poder soberano, período que predominou o suplício, passando pelo poder disciplinar na visão de Michel Foucault, chegando ao período do regime militar no Brasil. Traz como objetivo procurar identificar como é o comportamento de cada indivíduo com relação ao poder, além de buscar uma delimitação da docilização, como algo permanente em toda história da humanidade, focando principalmente nos eventos acima mencionados. Utilizamos como metodologia as obras do autor “Vigiar e Punir ”, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  42
    Cristianismo e política na Idade Média: relações entre Papado e Império (Christianity and politics in the Middle Ages: the relations between the Papacy and the Empire) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p53. [REVIEW]José D'Assunção Barros - 2009 - Horizonte 7 (15):53-72.
    O principal propósito deste artigo é discutir uma das mais importantes questões relativas à interação entre Cristianismo e Política nos vários períodos da Idade Média: a relação entre Império e Igreja. O tema será abordado com base no exame de alguns dos aspectos políticos e imaginários envolvidos nesta relação que, à partida, contrasta dois projetos de cunho universalista que terminam por se opor no contexto político e religioso do período medieval. Entre as questões examinadas, um ponto importante será constituído (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    A crise da verdade na era digital.Edilson Vilaço Lima - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7367.
    redes sociais, utilizando as teorias de Jürgen Habermas e Hannah Arendt. Partindo da constituição da esfera pública burguesa, o estudo investiga como as plataformas digitais impactam a formação da opinião pública e a construção da verdade. Com base na teoria da ação comunicativa de Habermas, examina-se a fragmentação da esfera pública digital, onde a deliberação racional e o consenso são prejudicados pela proliferação de informações falsas, polarização ideológica e personalização algorítmica. A análise de Arendt sobre o espaço público como local (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  57
    On the edge of writing: communication between Indian Merchant and Portuguese authorities in East Africa.Luís Frederico Antunes - 2007 - Cultura:75-88.
    É difícil afirmar que o império português na Índia tenha sido, antes de mais, um “império da informação”, tal como Christopher Bayly se esforçou por comprovar, no caso do congénere inglês. Nesta matéria, como em muitas outras, faltam-nos ainda mais estudos. No entanto, parece óbvio que nos domínios portugueses na Índia – relativamente diminutos e muito descontínuos –, o conhecimento e a informação tiveram um papel muito importante no processo de assegurar o poder político, social e militar. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  38
    Elites and scientifical knowledge. Reception and reconfiguration of the Enlightenment in Angola (1750-c.1800). [REVIEW]Catarina Madeira Santos - 2007 - Cultura:195-222.
    Na segunda metade do século XVIII, a circulação de novos modelos culturais – muito em especial o conhecimento científico veiculado pela figura do engenheiro militar e seus saberes – conduziu a uma reformulação dos argumentos identitários da elite de Luanda, e dos lugares de memória a eles associados. Ao argumento da (re)conquista de Luanda aos holandeses, situada num tempo ciclicamente rememorado – os antigos conquistadores – vem acrescentar-se o argumento da naturalidade – os angolenses. Essa nova formulação, que decorre (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  41
    Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa biográfica. [REVIEW]Francisco das Chagas Silva Souza & Priscila Tiziana Seabra Silva Marques da Aliança - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):561-578.
    A pesquisa biográfica tem conquistado estudiosos das mais diversas áreas, que advogam a potencialidade epistemológica desse método, embora ele ainda continue marginal ou ilusório para muitos acadêmicos. Nosso objetivo, neste artigo, é discutir como esse tipo de investigação se insere no que Boaventura de Sousa Santos denominou de “paradigma emergente”. Buscamos, também, compreender como as histórias de vida e as narrativas de si têm transitado, nas últimas décadas, entre a desconfiança e a sedução. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  30
    A Crise da Lei No Estado Democrático de Direito e o Papel da Legística No Restabelecimento da Racionalidade Jurídica.Maria Tereza Fonseca Dias & Samira Souza Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):36-55.
    O presente trabalho analisa a crise da legalidade sobre os aspectos da falência da legitimidade do Estado e da crise do Estado de Direito. Os poderes estabelecidos carecem de representatividade junto à população, que não credita mais à lei um meio de expressão da justiça. A hipótese averiguada demonstra que os pressupostos e técnicas da Legística possuem meios para o restabelecimento da credibilidade da lei no processo legislativo. Utilizou-se o método jurídico-dedutivo na pesquisa bibliográfica, com marco teórico na (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  34
    O corpo doente: covid-19 e a crise do contrato social.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e9.
    Na introdução de seu livro Leviathan, Thomas Hobbes elabora uma precisa analogia entre corpos, sendo o Estado um corpo político semelhante ao corpo natural. Para isso, o Estado possuiria uma vida artificial análoga à vida natural que permitiria o seu próprio movimento artificial. Com o surgimento do neoliberalismo no século XX, temos uma intensificação das regras do mercado sobre o poder político, o que levou inevitavelmente a ruptura com o contrato social que garantia direitos para toda população. Aproveitando a pandemia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Trabalho E educação na perspectiva ontológica: Algumas reflexões acerca da (re)produção ampliada do capital E a crise da escola.Tânia Regina Braga Torreão Sá, Marcelo Torreão Sá & Viviane Meira Lima - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):11-21.
    A questão que se coloca nesse texto é refletir sobre as contribuições que Marx formula para pensar a respeito da educação, a escola e a luta trabalhadora. Nosso intuito é, pois, a partir do “beber da fonte” da filosofia de práxis, pensar em que medida, o projeto de emancipação social, tal como propôs Marx, se realiza numa escola em crise, aonde muita coisa, aliás, muda na aparência para manter a essência íntegra. Nossas reflexões se voltam para compreender também, como (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  30
    O Sacro Império Romano-Germ'nico - um irregulare aliquod corpus et monstro simile?Peter Johann Mainka - 2019 - Dialogos 23 (2):162.
    Resumo: Este artigo pretende fornecer algumas informações básicas sobre o Sacro Império Romano-Germânico na transição da Idade Média para os Tempos Modernos, enfocando a estrutura constitucional do Império; a dinastia dos Habsburgos, que reinaram no Império a partir do século XV até o seu fim em 1806 quase que ininterruptamente; e o período da reforma constitucional do Império no fim do século XV, quando o Império passou por uma fase de institucionalização e condensação. Enquanto outros (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  29
    Necropolítica made in Brazil: exercício do poder de morte nas periferias do capitalismo através do racismo.Isabela Simões Bueno - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Buscar-se-á desenvolver no presente artigo a temática do racismo e sua forma de operar dentro de um contexto no qual se verifica a existência de uma biopolítica, e, posteriormente, de uma necropolítica; com enfoque no seu potencial de dividir e estigmatizar populações. Para isso, faz-se necessário identificar a atuação do racismo de Estado trabalhado por Michel Foucault no curso “Em Defesa da Sociedade” (2005) e de outras formas de racismo no cenário capitalista em dois momentos distintos: o primeiro englobando o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 962